3 Dicas para Fazer um Atendimento Humanizado em sua Clínica ou Consultório
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3 Dicas para Fazer um Atendimento Humanizado em sua Clínica ou Consultório

Mais do que oferecer e investir na melhor tecnologia e nos profissionais mais capacitados do mercado, clínicas, consultórios e hospitais precisam buscar a excelência no atendimento. Afinal, estamos falando do tratamento de pessoas, que, na maioria das vezes, procuram um serviço de saúde para resolver algum problema físico ou mental. 

É justamente por isso que esses pacientes precisam receber um atendimento humanizado, no qual poderão sentir-se mais seguros, acolhidos, confiantes e confortáveis. Esse tipo de abordagem faz toda diferença para qualquer negócio, mas principalmente quando se trata de saúde. 

Um atendimento humanizado deve conciliar as melhores práticas e tecnologias com um bom relacionamento ético, de atenção e respeito entre equipe hospitalar, pacientes e familiares. 

Por isso, é importante que os gestores de clínicas, consultórios e hospitais estejam atentos às necessidades das pessoas, pensando de modo global em como proporcionar um pouco mais de bem-estar. Veja como fazer isso: 

1. Seja um bom anfitrião para um atendimento humanizado

Os pacientes não podem ser tratados como números. As pessoas precisam receber atenção e sentirem que estão sendo escutadas. Isso deve acontecer logo na recepção.

O contato com a recepcionista deve ser iniciado com cordialidade, mesmo que a pessoa esteja nervosa, não é ideal responder da mesma forma. Os funcionários devem praticar a empatia. Se pôr no lugar do outro é um bom exercício de atendimento humanizado.

Treine sua equipe constantemente para prestar todas as explicações necessárias e responder a quaisquer tipos de dúvidas que podem surgir no decorrer do atendimento.

2. Conforto 

O paciente já sabe que será preciso esperar antes de ser recebido para o atendimento. Faça com que esse tempo seja relaxante e não fique entediante.

  • Crie uma sala de espera com sofás ou cadeiras confortáveis, com cores que deixem o ambiente mais aconchegante. 
  • Invista na qualidade do ar, criando uma atmosfera mais saudável, com uso de um purificador de ar, e climatizada, com ar condicionado.
  • Limpeza e organização também são indispensáveis e precisam ser levadas a sério em um ambiente que remeta à saúde e bem-estar.
  • A espera pode passar mais rapidamente com distrações certas como TV, revistas, jornais e acesso ao Wi-Fi. 
  • Um espaço com café e água também é uma ótima alternativa para agradar e garantir satisfação. 

3. Personalização e exclusividade

O atendimento humanizado é individualizado, respeitando as diferenças de cada paciente e priorizando uma comunicação clara e eficaz. 

A consulta precisa ter olho no olho e escuta ativa, permitindo uma conversa em que o paciente se sinta à vontade e confiante para relatar o que está sentindo e qual é o tipo de ajuda que precisa. 

Durante o diálogo, é essencial esclarecer todos os detalhes da consulta, motivo de prescrição de exames ou medicamentos, se for o caso. O paciente não pode sair com dúvidas e mais inseguro do que entrou na sala.

A satisfação dos serviços prestados deve ser uma busca constante. Invista em sua equipe e converse com o seu público para estabelecer políticas que ajudem a manter a qualidade do seu estabelecimento. 

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