Você Sabe o que é uma Fragmentadora de Papel?

A fragmentadora de papel pode ser um recurso bastante útil na sua rotina do escritório. Neste artigo vamos te explicar o que é esta máquina e como ela pode te ajudar a otimizar o trabalho de forma simples.

O que é uma fragmentadora de papel?

A fragmentadora é um equipamento eletrônico utilizado para fragmentar papéis. Ela atua de forma similar às conhecidas picotadoras de papel. Entretanto, é mais eficiente ao reduzir os documentos a tiras ultrafinas. Ao contrário da picotadora, que apenas os corta em grossas partes que podem, facilmente, ser unidas e comprometer o sigilo das informações.

Como funciona uma fragmentadora?

Existem dois tipos de fragmentadoras, as que funcionam de modo manual e as que funcionam automaticamente. As máquinas de fragmentação manual, exigem que você insira os papéis manualmente na máquina a fim de que eles sejam fragmentados.

Nas máquinas automáticas, basta que você levante a tampa do compartimento de papel, empilhe as folhas e feche, e automaticamente ela fará o processo de fragmentação, sem a necessidade de qualquer supervisão. Existem ainda  as classificações de níveis de segurança que cada fragmentadora possui. O nível de segurança da fragmentadora nada mais é que o estilo e tamanho do corte que a máquina realiza.

As fragmentadoras Swingline e Rexel  possuem 5 níveis de segurança, confira abaixo:

fragmentadora de papel
Crédito: Tilibra Express

Segurança e fragmentadoras

As fragmentadoras são excelentes opções para garantir a segurança das informações do trabalho. Todas as informações analógicas confidenciais do seu escritório podem receber um descarte seguro com o auxílio de uma fragmentadora de papel. Quer saber quais são os documentos que podem ser fragmentados para evitar vazão de informações sigilosas? Veja nossa lista:

  • contas de luz, água, internet e qualquer documento do gênero;
  • documentos com dados como CPF/CNPJ, RG, nome completo, data de nascimento;
  • extratos bancários;
  • comprovantes de depósitos;
  • notas fiscais;
  • DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) ;
  • balanços fiscais;
  • cartões de crédito sem uso ou fora da validade;
  • cartões de visita;
  • cheques cancelados e contra-cheques antigos;
  • contas telefônicas de números fixo e celulares, para garantir sigilo do seu histórico de ligações e de seus contatos;
  • papéis de contabilidade em geral;
  • CD´s e DVD´s com informações confidenciais ou pessoais .  

Reciclagem

A fragmentadora também é uma excelente opção para reciclar todo o volume mensal de papel gerado no seu escritório. Basta recolher os fragmentos de dentro da máquina e levá-los até um ponto adequado de descarte.

Esta pode ser uma excelente opção para criar parcerias com cooperativas de reciclagem e trazer ações sociais para dentro da sua empresa, que podem até mesmo, resultar em incentivos fiscais e descontos em impostos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é uma fragmentadora de papel (veja agora todos os modelos em nosso site)  e como ela pode auxiliar na sua rotina de trabalho, confira outras inovações tecnológicas que causam impacto na produtividade profissional. Continue a leitura no blog da Tilibra Express!

Avalie este post

Deixe um comentário