Purificador de ar x umidificador: entenda as diferenças para escolher o seu

Os purificadores de ar e os umidificadores de ambientes são equipamentos muito procurados por pessoas que desejam respirar um ar mais limpo, livre de poluição, odores e pelos de animais.

purificador de ar

No entanto, nem todo mundo sabe que esses equipamentos têm funções bem diferentes — e complementares. A seguir, veja quais são as características de cada um e como escolher o melhor para você!

O que é e para o que serve um purificador de ar?

O purificador de ar foi desenvolvido para filtrar parte dos ácaros, mofo, bactérias, vírus, germes, fumaça, poeira, pelos e pólen presentes no ar. Ao contrário do umidificador, o aparelho não deixa o ar mais úmido, entretanto, possui tecnologia de filtros potentes para manter o ambiente com menor presença de micro-organismos e odores, garantindo uma sensação de pureza e bem-estar.

purificador de ar

O equipamento atua na renovação constante do ar contra partículas invisíveis aos olhos, melhorando a qualidade do ar do ambiente no qual está localizado, por meio de filtros e tecnologias de esterilização do ar, que atenuam odores de animais, mofo, fumaça, entre outros. Veja quais são os filtros e lâmpada utilizados no processo de limpeza e esterilização do ar:

  • Pré-filtro lavável: utilizado para capturar partículas maiores no ar, como poeira e pelos de animais;
  • HEPA: são equipados com um filtro de malha de fibra de vidro que segura as impurezas do ar e o devolve limpo, além de reter micro-organismos, partículas inaláveis e outros alérgenos de até 0,3 mícron;

funcionamento do filtro

  • Carvão ativado: esse tipo de filtro é adequado para absorver fumaça e poeira, além de retirar o cheiro ruim do ambiente, removendo diferentes tipos de gases e odores;

filtro

  • Lâmpada UV: inativa parte da matéria viva retida na superfície do filtro, atrai e elimina impurezas por meio de uma lâmpada ultravioleta.

Quais são as vantagens de um purificador de ar?

São várias as vantagens obtidas com o uso do purificador de ar. Além de melhorar a qualidade do ar, o equipamento também promove os seguintes benefícios:

Vantagens do filtro de ar

  • Conforto e bem-estar no ambiente em que está instalado;
  • Eliminação parcial das partículas que ocasionam odores, fumaça, fumo, pólen, entre outros contaminantes;
  • Prevenção da formação de placas de mofo nos ambientes.

Confira: Como garantir um ambiente saudável para a sua família!

Cuidados com o purificador de ar

Assim como qualquer equipamento para filtragem, purificadores de ar também precisam de manutenção. Porém, ao contrário dos umidificadores, esses aparelhos podem ficar ligados o tempo todo e são capazes de reduzir a presença de micro-organismos presentes no ar.

Para garantir total desempenho, é essencial substituir o filtro do seu purificador de ar conforme as recomendações de troca do fabricante e também ficar atento à capacidade do aparelho x área de cobertura. Assim, você mantém o ambiente limpo e aumenta a vida útil do aparelho.

O que é e para o que serve um umidificador de ar?

Diferentemente do purificador de ar, que realiza a limpeza do ar, o umidificador é utilizado exclusivamente para aumentar e preservar os níveis de umidade no ambiente, amenizando o ar abafado ou seco.

O equipamento transforma a água colocada em seu reservatório em uma névoa refrescante que se espalha pelo ar e mantém o local fresco. Para isso, existem umidificadores com funcionalidades distintas. Veja:

  • Vaporizadores: aquecem a água — o que favorece a eliminação de impurezas — e a distribuem no ambiente em forma de vapor;
  • Impulsores: têm um motor para agitar a água e um difusor que espalha as gotas pelo ar;
  • Ultrassônicos: possuem um vibrador ultrassônico que forma gotículas e um difusor para espalhá-las pelo ambiente.

Além disso, por ser um equipamento portátil, o umidificador ajuda a manter a umidade relativa do ar mais próxima dos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) [1] — entre 60% e 80%.

Quais são as vantagens de um umidificador de ar?

Aumentar e preservar a umidade relativa do ar é uma das vantagens obtidas com o uso de um umidificador. Além disso, o equipamento oferece muitas outras vantagens. Confira abaixo:

  • Previne o ressecamento da pele;
  • Diminui o desconforto causado pelo ar seco, promovendo maior bem-estar;
  • Protege itens de madeira contra o ressecamento;
  • Facilita a respiração;
  • Melhora a qualidade do sono.

Cuidados com o umidificador de ar

Geralmente, a manutenção do umidificador de ar é bem simples. É recomendável realizar a limpeza periódica do tanque de água para evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias e fazer a troca dos filtros de acordo com o manual do equipamento.

Além disso, é bom ter em mente que o umidificador não deve ficar o dia todo ligado, pois o excesso de umidade também não é indicado. O correto é mantê-lo funcionando apenas quando houver pessoas no ambiente.

Veja: 5 cuidados com o pet que você deve ter para manter sua casa saudável!

Umidificador e purificador de ar: qual é o melhor?

Apesar de terem propósitos diferentes, os umidificadores e os purificadores de ar podem ser usados de forma complementar. Definir qual é a melhor opção entre os dois dependerá de qual das funcionalidades é essencial para o que você precisa. A seguir, confira os benefícios promovidos por ambos:

Reduz a presença de alérgenos, vírus, ácaros e bactérias em ambientes fechados

Ação Umidificador de ar Purificador de ar
Aumenta a umidade do ar em sua casa Sim Não
Permite uma respiração mais confortável Sim Sim
Reduz a presença de alérgenos, vírus, ácaros e bactérias em ambientes fechados Não Sim
Atenua odores de fumaça, animais domésticos, produtos de limpeza e comida Não Sim
Renova o ar e previne o surgimento de mofo e umidade Não Sim

Os purificadores de ar foram desenvolvidos e testados para reduzir os alérgenos presentes em ambientes fechados. Reduzir os alérgenos no ar pode ajudar aqueles com sensibilidades, mas um profissional médico sempre deve ser consultado para determinar a melhor forma de aliviar sintomas respiratórios.

Qual aparelho é mais eficaz: purificador ou umidificador?

Estabelecer qual equipamento é mais eficaz entre o purificador e o umidificador depende das suas necessidades, afinal, os aparelhos possuem funções distintas.

Se você busca por melhorias relacionadas à qualidade do ar, reduzir a quantidade de fungos, bactérias e poeira, se livrar de odores desagradáveis e da fumaça presente no ambiente, o purificador de ar é a melhor opção. Entretanto, se o seu objetivo é aumentar a umidade no ambiente, assim como atenuar os sintomas causados pelo ar seco, é recomendado optar pelo umidificador de ar.

Ainda assim, é indicado utilizar o purificador de ar e o umidificador como equipamentos complementares. Dessa forma, será possível combinar suas funcionalidades e criar um ambiente mais saudável e confortável para você e a sua família.

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da Tilibra Express para aprender mais sobre como implementar mudanças no seu ambiente de trabalho e na sua casa, promover mudanças significativas na sua saúde e no seu bem-estar, melhorar a qualidade do sono e muito mais. Até a próxima!

Referências

[1] ORGANIZATION, W. H. WHO global air quality guidelines: particulate matter (PM2.5 and PM10), ozone, nitrogen dioxide, sulfur dioxide and carbon monoxide. [s.l.] World Health Organization, 2021.

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Deixe um comentário