Rinite E Sinusite – Entenda As Diferenças E Veja As Melhores Dicas Para Amenizar Os Sintomas

Espirros, coriza, tosse e nariz entupido são sintomas comuns de doenças respiratórias, como rinite e sinusite. Mas afinal, qual é a diferença entre esses dois problemas?  

A rinite é uma inflamação nas mucosas nasais que pode ser acarretada por infecções virais ou alergias a poeira, ácaro, pólen, pelos de animais e poluição. Os sintomas podem surgir em um ambiente com pouca ventilação, ao vestir casacos ou dormir com cobertores guardados por muito tempo. 

Além dos espirros, coriza clara e nariz congestionado, a rinite costuma apresentar coceira nasal, na garganta e olhos.  

Já a sinusite é um processo inflamatório nos seios da face que ocorre por conta do acúmulo de secreção provocado por bactérias, vírus, fungos e alergias. Geralmente, a doença traz coriza amarelada ou esverdeada, febre, dor de cabeça, mal-estar e pressão no rosto.

Uma rinite ou gripe forte que não foi bem tratada pode evoluir para esse quadro. Há pessoas com maior pré-disposição a essa doença por problemas relacionados ao desvio de septo ou estreitamento da cavidade nasal. Por isso, para saber as reais causas e conhecer as melhores formas de tratamento da rinite e sinusite, o mais indicado é buscar ajuda do otorrinolaringologista.

Invista na qualidade do ar para não ter problemas com rinite e sinusite

Uma das formas de evitar o aparecimento da rinite e sinusite é eliminando todos os gatilhos de alergias, como vírus, fungos, bactérias, odores, poeira, pelos de animais, pólen e outras micropartículas que podem prejudicar o organismo. 

Previna esses problemas com simples atitudes

  • Limpe periodicamente carpetes e cortinas para eliminar o acúmulo de pó, pelos de animais domésticos e fragmentos de pele. 
  • Se tiver pets em casa, lave sempre as mãos após brincadeiras e carinho.
  • Troque a vassoura, que acaba espalhando o pó a cada passada, por um aspirador. 
  • Use produtos neutros, sem fragrâncias sintéticas e livres de agentes tóxicos. 
  • Roupas guardadas por muito tempo devem ser lavadas ou estendidas no sol antes do uso.
  • Evite pelúcias e cobertores felpudos nos quartos.
  •  Deixe as janelas abertas para circulação e renovação do ar dos ambientes domésticos e escritório.
  • Limpe com frequência o filtro do ar condicionado ou as pás do ventilador.

Filtre o ar do seu ambiente

Uma alternativa certeira para garantir um ar filtrado é investir em um purificador de ar Trusens. Com filtragem excepcional, trabalha com quatro camadas de limpeza para garantir a melhor performance em entrega de ar puro: 

  • Pré-Filtro lavável: captura partículas maiores, como poeira e pelos.
  • Carvão ativado: remove tipos de gases e odores do ar.
  • Filtro HEPA: retém micro-organismos, partículas inaláveis e outros alérgenos de até 0,3 mícron.
  • Esterilização com lâmpada ultravioleta: inativa a matéria viva retida na superfície do filtro.

O aparelho, com motores poderosos e silenciosos, ainda conta com monitor SensorPod para informar a qualidade do ar e ajustar automaticamente a velocidade de ventilação de acordo com a necessidade do dia. 

Gostou do artigo “Rinite e Sinusite – Entenda as diferenças e veja as melhores dicas para amenizar os sintomas”? Deixe seu comentário aqui no blog e leia outros conteúdos sobre a temática! Também deseja saber mais sobre o purificador TruSens? É simples, acesse nosso e-commerce Tilibra Express e confira todos os modelos disponíveis. 

Será que você e a sua família estão sendo afetados pela poluição da cidade? Saiba a resposta aqui!

Avalie este post

Deixe um comentário