Proteja-se Das Principais Doenças Virais Do Outono E Inverno

Queda de temperatura favorece aumento de problemas respiratórios, inflamatórios e alergias

Calma, a culpa não é apenas do friozinho! Na verdade, a maior incidência de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias, como a rinite, é em decorrência da combinação entre mudanças climáticas e a falta de hábitos preventivos.

Durante o outono e inverno, as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em locais com janelas e portas fechadas com objetivo de se manterem aquecidas. O problema é que a falta de circulação de ar aumenta os riscos de doenças virais respiratórias. Por isso, mesmo com as temperaturas mais baixas, é importante deixar o ambiente sempre arejado.

Se não há possibilidade de abrir portas e janelas, a alternativa para manter o ar mais limpo é investir em um purificador. O aparelho, excelente para pessoas que sofrem com alergias, possui sistema com capacidade de remover partículas inaláveis, ajudando no combate a vírus, fungos, bactérias, odores e outros tipos de micropartículas indesejáveis.

Mas os cuidados para evitar doenças virais não param por aí…

Além da qualidade do ar, é preciso ficar atento à limpeza de superfícies contaminadas, que podem ser pontos de entrada de doenças virais. Mantenha móveis e objetos de uso coletivo sempre higienizados. Se houver alguém doente perto de você, aumente a frequência dessa manutenção.

Também é importante seguir a etiqueta respiratória. Conheça as principais regrinhas para prevenir a disseminação dos vírus mais comuns e fáceis de pegar:

  • Lave as mãos várias vezes ao dia, principalmente ao chegar da rua. Você sabia que existe até uma data dedicada à ação? O Dia Mundial de Lavar as Mãos, celebrado em 15 de outubro por dezenas de governos e organizações sanitárias, inclusive no Brasil, reforça a importância dessa atitude fazer parte da rotina de todos.
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. O ideal é usar um lenço de papel ou a parte interna do antebraço.
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalha.
  • Se tiver crianças em casa, higienize os brinquedos com frequência.

Médicos afirmam que, apesar de simples, essas boas maneiras podem contribuir, e muito, para a diminuição da contaminação e incidência de doenças respiratórias nos ambientes.

Para evitar espirros e alergias

Roupas, edredons e cobertores que ficaram guardados por todo o período de primavera e verão também devem receber cuidado especial antes do uso. Isso porque, essas peças possivelmente acumularam pó e foram moradia de ácaros durante o tempo em que estiveram no armário ou em gavetas. O melhor a ser feito é lavar tudo antes de vestir ou estender na cama.

Vacina

Além de todas as formas citadas, outra maneira muito eficaz de evitar doenças virais é a imunização. A vacina é uma importante aliada da saúde. Por isso, proteja você e sua família.

Avalie este post

Deixe um comentário