Existe Diferença entre Fragmentadora e Picotadora de Papel?

A maioria das pessoas já ouviu falar em picotadora de papel e é comum encontrar equipamentos com este nome à venda. No entanto, também se fala muito sobre a fragmentadora de papel. Será que os dois termos se referem ao mesmo produto?

Neste artigo, você vai saber tudo sobre esses equipamentos e ainda verá várias dicas para escolher a melhor opção na hora da compra. Confira!

Afinal, fragmentadora e picotadora são equipamentos diferentes?

Substancialmente, não. Porém, a nomenclatura correta para o produto é fragmentadora de papel. O equívoco pode acontecer porque é comum encontrarmos fragmentadoras que não destroem completamente os papéis, mas apenas os cortam em tiras. 

Picotar é o termo popular para “cortar em pedacinhos” e normalmente envolve uma atividade manual ou, se feita em uma máquina, algo que retorne ao usuário pedaços irregulares de papel.

Fragmentar, por sua vez, envolve algo muito mais seguro para os documentos que serão destruídos. Isso porque impossibilita qualquer tentativa de leitura dos dados impressos. O corte é feito em retângulos finos, que não apresentam toda a extensão vertical da folha, pois são novamente cortados em partes menores.

Picotar o papel não oferece 100% de segurança de que as informações ficarão ilegíveis. Portanto, se o intuito é se adequar às determinações da LGPD para descarte de documentos, o melhor é apostar em equipamentos que realmente fragmentam as folhas, ou seja, as fragmentadoras!

Como escolher uma boa fragmentadora de papel?

Agora que você já entende qual é o objetivo de uma fragmentadora, é importante saber que algumas das marcas mais conhecidas e utilizadas são GBC, Leitz e Rexel. Todas elas oferecem modelos para necessidades diversas e a escolha ideal deve considerar os seguintes fatores:

Tamanho e formato dos fragmentos

Você sabia que existem requisitos internacionais sobre a destruição e descarte de documentos? A norma DIN 66399, criada pelo Instituto Alemão para Normatização, estabelece 7 níveis de proteção para a fragmentação de papel e outros itens, como cartões e CDs:

 

Níveis de proteção segundo a norma DIN internacional 
Nível P-1

Corte em Tiras

corte em tiras de 12 mm, recomendável para inutilizar documentos pouco sensíveis
Nível P-2

Corte em Tiras

corte de 6 mm, recomendável para dificultar a remontagem de papéis
Nível P-3

Corte em partículas

corte em pedaços com 320 mm², recomendável para documentos com informações pessoais e sensíveis
Nível P-4

Supercorte em Partículas

corte em pedaços de 160 mm², recomendável para informações confidenciais
Nível P-5

Microcorte

corte em pedaços de 30 mm², recomendável para informações confidenciais muito importantes
Nível P-6

Super Microcorte

corte em pedaços de 10 mm², recomendável para papéis que precisam de medidas de segurança
Nível P-7

Alta Segurança

corte em pedaços de 5 mm², para impedir a recuperação de informação altamente secreta

 

Tipo de Níveis de Segurança em relação ao corte de papel

Tipo de Níveis de Segurança em relação ao corte de papel

 

Fragmentadora de papel manual ou elétrica

As fragmentadoras manuais têm uma manivela que o usuário deve girar. Elas já são bem raras no mercado, mas podem ser úteis para uso doméstico. Já as fragmentadoras elétricas facilitam muito o trabalho e são ideais para escritórios. Basta inserir as folhas e apertar um botão.

Caso opte pelos modelos elétricos, atente-se à voltagem do local em que eles serão utilizados. Há opções monovolt (110 v ou 220 v) e bivolt, que suportam as duas faixas de tensão.

Capacidade de fragmentação

Se você vai usar bastante o produto, é importante verificar quantas folhas a fragmentadora de papel suporta ao mesmo tempo. Há modelos que aguentam mais de 100 folhas simultâneas, mas uma capacidade a partir de 15 já será suficiente para boa parte dos escritórios.

Tamanho da fragmentadora e volume do cesto

Obviamente, a dimensão do equipamento deve ser observada para não ocupar espaço de forma desnecessária. É possível encontrar modelos bem pequenos e sem um cesto de resíduos. 

Contudo, por conta da praticidade, é interessante ter uma fragmentadora de papel com cesto. A maior parte delas é adaptada para papel A4 e têm entre 20 cm e 40 cm de altura. A abertura para o papel costuma ser de 22 cm. Quanto ao volume do cesto, geralmente você encontrará modelos com capacidade de 9 L a 110 L. 

Velocidade de fragmentação

As fragmentadoras de papel para escritório costumam trabalhar em uma velocidade de 2 a 3 metros de papel por minuto. Essa informação é importante para economizar seu tempo no dia a dia.

 

Imagem de uma fragmentadora picotando o papel
Imagem de uma fragmentadora picotando o papel

Tempo de uso contínuo e descanso

Os fabricantes tendem a recomendar um tempo de descanso para evitar o aquecimento excessivo do motor. Para fragmentadoras de escritório, há modelos que suportam até 10 minutos de uso contínuo e precisam de até 40 minutos de pausa entre as utilizações.

Nível de ruído

Toda fragmentadora de papel vai ter algum nível de ruído, então, se você pretende utilizá-la em um ambiente com muitas pessoas, o ideal é procurar as que fazem menos barulho, abaixo de 70 dB.

Funções de segurança

Itens como trava de segurança e função reversa são importantes para evitar acidentes durante o uso e danos ao equipamento por atolamentos de papel. Também há recursos como sensores que informam ao usuário quando o cesto está cheio ou quando o motor está em uma temperatura muito alta. 

Agora que você sabe tudo que precisa para fazer a escolha certa, é só encontrar a fragmentadora de papel ideal na Loja Tilibra! Confira os modelos das melhores marcas e compre online, simples e rápido!

Avalie este post

Deixe um comentário