Descubra Como as Travas de Segurança Auxiliam no Sigilo das suas Informações

Nos dias atuais, nos habituamos a armazenar muita coisa em nossos computadores, não é mesmo? Desde e-mails, documentos, fotos e até dados corporativos sensíveis. Isso acontece, principalmente, quando usamos o mesmo equipamento para trabalhar e para o uso pessoal.

Agora, imagine uma pessoa má intencionada tendo acesso às suas informações privadas ou estratégicas da sua empresa. Basta a leitura de um e-mail pessoal ou de um contrato comercial por pessoas não autorizadas para desencadear grandes problemas. Tal cenário, pode trazer consequências sérias, como: roubo de dados, diferentes tipos de fraude e outros problemas de grande impacto.

Não é à toa que as travas de segurança se tornaram uma importante ferramenta para preservar o sigilo das informações armazenadas nos equipamentos. Porém, esse tipo de acessório ainda é pouco conhecido e usado em notebooks, computadores pessoais e dispositivos móveis.

Entenda como as travas de segurança podem garantir o sigilo de suas informações

As travas de segurança são muito úteis para quem deseja manter sua privacidade. Além disso, evita que seus bens sejam furtados ou deslocados de lugar, sem sua prévia autorização.

A maioria dos modelos disponíveis no mercado vem com um cadeado que utiliza chave ou  senha. O cabo de aço também faz parte da trava de segurança, podendo ser retrátil e super-resistentes em alguns modelos. Assim, facilitando o armazenamento em bolsas e mochilas, o que torna quase impossível sua violação ou quebra.

Basicamente, as travas de segurança vêm com instruções de uso que variam de acordo com a marca escolhida. Entretanto, por padrão, todas funcionam da mesma forma: sua trava principal é acoplada a uma das entradas do dispositivo (USB ou VGA) e só pode ser retirada com o uso de uma chave ou código.

Sua aplicabilidade pode acontecer tanto em um ambiente corporativo ou até mesmo em casa, visando sempre ajudar nas melhores práticas de segurança. 

A seguir, conheça as principais vantagens das travas de segurança e descubra como ela pode proporcionar proteção e privacidade ao seu dia a dia.

Usando travas de segurança em casa!

Para quem mora sozinho e não tem grande circulação de pessoas em casa, é comum não fazer uso de travas de segurança em computadores. Entretanto, se você divide moradia com colegas ou tem crianças em casa, vale a pena investir no dispositivo.

É importante ressaltar que usar trava de segurança em notebooks ou em PC de mesa em casa não é sinônimo de falta de confiança nas pessoas que dividem o lar com você. Mas, para quem usa um computador como instrumento de trabalho ou para gerenciar arquivos importantes, realizar pagamentos e investimentos é apenas uma forma de se precaver contra possíveis acidentes.

Escritórios compartilhados: travas de segurança são essenciais para a proteção de dados

O conceito de escritórios compartilhados vem em uma crescente há anos. É uma alternativa interessante, prática e barata para quem está começando um negócio ou para quem vestiu a camisa do home-office. Porém, nesse caso, precisa de um espaço para reuniões com clientes.

O uso de travas de segurança nesses locais é essencial por vários motivos. Veja dois principais:

  • Para evitar que seu equipamento seja furtado;
  • Para evitar que acessem seu computador quando estiver ausente.

Dessa forma, usar uma trava de segurança para proteger seu patrimônio, enquanto você se ausenta da sala, é tão importante quanto usar um código para desbloquear seu celular ou mesmo uma corrente para evitar que roubem sua bicicleta em estacionamentos públicos.

As travas de segurança não apenas fixam seu notebook à mesa ou balcão, assim, evitando que ele seja furtado. Mas, muitos modelos impedem que o aparelho seja ligado ou mesmo que a tampa seja aberta. Para isso, basta usar a trava de modo para impedir quaisquer movimentos.

Previna-se contra as trocas inesperadas de máquinas no trabalho!

Não é incomum a troca de equipamentos em escritórios, onde muitas pessoas trabalham juntas. Em alguns casos, as pessoas chegam a trocar de gabinetes e notebooks com seus companheiros de trabalho por engano ou sem qualquer tipo de aviso prévio. Ou seja, muitas vezes, sem se preocupar se existem documentos e projetos em andamento armazenados nos computadores que foram trocados.

Para quem trabalha com informações sigilosa, ou mesmo para aqueles que não toleram algum tipo de rodízio de equipamentos que possa atrapalhar o fluxo produtivo, o uso de travas é indicado. Dessa forma, é possível garantir o sigilo de informações importantes. Além disso, assegurar que a produtividade não será afetada.

Viu só como é importante usar as travas de segurança? Elas auxiliam no sigilo das suas informações pessoais e corporativas e reduzem o risco de prejuízos ou incidentes de segurança. Lembre-se que investir na sua privacidade e proteção de dados é a melhor maneira de se precaver contra prejuízos financeiros e situações de grande risco, tanto para pessoas quanto para as empresas.

Aproveite para ficar sempre por dentro de nossas dicas e novidades! Acompanhe nossas novidades em nosso blog, nas redes sociais e assine a nossa newsletter. Na Tilibra Express, você tem a confiança de comprar on-line com uma marca líder de mercado.

 

Avalie este post

Deixe um comentário