Como limpar apagador de quadro branco e manter a lousa limpa?

A limpeza de um quadro branco é essencial para garantir que a escrita fique clara e fácil de ler durante apresentações, reuniões e aulas. Afinal, quando não limpamos a lousa e o apagador de quadro branco, o acúmulo de tinta pode diminuir a vida útil dos produtos como também a compreensão dos textos.

Para te ajudar a resolver esse problema, a Tilibra Express preparou esse guia com 6 dicas úteis e práticas para aplicar na hora de limpar o apagador e manter a lousa do quadro branco em boas condições. Veja a seguir!

Pano de limpeza

Reprodução: Freepik

1. Faça a limpeza básica do apagador com pano úmido

Quando a sujeira acumulada no apagador é mais leve, um pano úmido já ajuda bastante. Mas lembre-se de escolher um tecido de microfibra, algodão ou outro material para que não os fiapos não fiquem no quadro branco. Depois, siga os passos para limpar o item adequadamente:

  1. Separe um recipiente com água limpa para umedecer o tecido e, depois de úmido, esfregue suavemente toda a superfície do apagador, incluindo bordas e cantos;
  2. Caso o pano fique muito sujo, substitua por outro limpo;
  3. Assim que finalizar a limpeza, passe um pano seco no apagador para remover o excesso de umidade;
  4. Por fim, deixe o apagador em um local arejado para que seque completamente antes do próximo uso.

Você também pode se interessar por: 3 dicas de como usar o quadro branco para se organizar no dia a dia!

2. Utilize água e álcool isopropílico para uma limpeza profunda

Se o apagador estiver muito sujo ou com manchas difíceis de remover, talvez seja necessário utilizar métodos de limpeza mais intensos, como a mistura de água com álcool isopropílico. Confira como fazê-la:

  1. Em um frasco de spray, faça uma mistura com partes iguais das duas substâncias — o excesso de álcool pode ressecar o apagador com o tempo;
  2. Agite bem o frasco para misturar a solução;
  3. Umedeça um pano seco e limpo esfregue o apagador suavemente para retirar a sujeira.

É importante lembrar que o álcool isopropílico é um produto inflamável. Por isso, sempre o manuseie com cuidado e deixe o frasco bem longe de fontes de calor.

3. Para uma limpeza mais leve: use o detergente neutro!

Também é possível fazer a limpeza do apagador de quadro branco com detergente — opte por versões do produto que sejam menos agressivas ou abrasivas. Veja o passo a passo:

  1. Em um recipiente, coloque 1 colher de sopa de detergente neutro e cerca de 1 litro de água fria ou em temperatura ambiente;
  2. Coloque o apagador na mistura e deixe de molho por cerca de 20 minutos;
  3. Em seguida, enxágue o apagador em água corrente;
  4. Para remover o excesso de água, pressione o apagador em uma toalha de pano ou papel;
  5. Espere ele secar completamente antes do próximo uso.

Lembre-se: a tinta acumulada no apagador de quadro branco pode manchar seu recipiente. Por isso, escolha um pote mais antigo para fazer a limpeza do apagador!

Descubra: vantagens e desvantagens do pincel para quadro branco recarregável!

4. Opte pela limpeza com jato de água

Torneira

Reprodução: Freepik

Caso você prefira usar um jato de água para limpar seu apagador, lembre-se de evitar o uso de água quente. Tomando esse cuidado, o procedimento fica bem simples:

  1. Leve o apagador até uma pia ou área externa;
  2. Segure o apagador com uma das mãos e direcione o jato de água para a superfície dele;
  3. Use uma escova macia ou esponja para esfregar e remover toda a sujeira;
  4. Se necessário, repita o processo até que o apagador esteja completamente limpo;
  5. Quando finalizar, sacuda o excesso de água e deixe o apagador secar ao ar livre.

5. Faça a limpeza do quadro branco regularmente

Se você utiliza a lousa com frequência, é importante realizar a limpeza do quadro branco com regularidade. Por isso, recomenda-se fazer a limpeza diária com um apagador e, depois, utilizar uma flanela para remover qualquer resquício de tinta e poeira que sobrar.

A limpeza profunda do quadro branco, por outro lado, deve ser feita ao menos uma vez por semana para garantir, de fato, a remoção de toda a sujeira aglomerada na lousa. Nesses casos, utilize produtos específicos para limpeza ou alguma das soluções citadas acima.

quadro branco

6. Itens de escritório de qualidade fazem toda a diferença!

Sem dúvidas, utilizar itens de escritório de qualidade faz toda a diferença quando se trata da durabilidade, manutenção e higienização. Produtos feitos com materiais resistentes e de alta qualidade não só proporcionam performance e eficiência, como também possibilitam um processo de limpeza simples e efetivo.

Quadros brancos, apagadores e marcadores de qualidade certamente vão poupar tempo e esforço com limpeza, além de garantir um trabalho eficaz, sem comprometer sua integridade, prolongando a durabilidade e contribuindo com a organização e limpeza.

É por isso que a Tilibra se preocupa com o desenvolvimento de itens de escritório com alto padrão de qualidade e variedade, atendendo às necessidades de profissionais e estudantes que prezam pela excepcionalidade do que utilizam.

Continue acompanhando o blog da Tilibra Express para conferir outros conteúdos sobre como transformar seu ambiente de trabalho, aumentar a produtividade e muito mais!

Avalie este post

Deixe um comentário