Como Decorar Escritório em Casa

O home office tornou-se uma prática comum no mercado de trabalho, seja por conta das empresas que adotam esse regime ou pelo número crescente de freelancers e profissionais autônomos. Mas para esse modelo funcionar, saber como decorar escritório em casa faz toda a diferença.

Se você não sabe por onde começar a montar esse ambiente, anote as dicas que separamos aqui!

Dicas práticas de como decorar escritório em casa para aumentar a sua produtividade

A decoração do escritório em casa precisa ter o seu estilo para que você se sinta bem durante o seu expediente. Ela precisa estimular sua produtividade, oferecer conforto, ser organizada e trazer inspiração.

Combinados ao seu gosto particular, é preciso apostar também em elementos que otimizem o seu trabalho e evitem as distrações, que são as maiores inimigas de quem faz home office.

Aposte nas prateleiras

No lugar de estantes, invista em diversas prateleiras distribuídas de maneira assimétrica pelo ambiente. Elas são funcionais, têm preços acessíveis e são ótimas para organização.

Além de livros, caixas organizadoras e arquivos, você também pode distribuir nas prateleiras alguns objetos como bonecos, porta-retratos, vasos e outros itens de decoração que marcam o seu estilo.

Invista em conforto

Embora você esteja em casa, o seu escritório é um local de trabalho, no qual você passará uma boa parte do seu dia. Por isso, investir em equipamentos ergonômicos é essencial para que fique confortável e preserve o seu bem-estar durante o horário de expediente.

Trabalhar em casa torna-se uma prática cada vez mais comum no Brasil por conta dos novos modelos de contratação e avanços tecnológicos. Mas, para o home office funcionar, é preciso estabelecer uma rotina e ter um espaço adequado que garanta a concentração e foco necessários para o desenvolvimento das atividades do dia a dia.

Um ambiente organizado e confortável ajudará você, e muito, a alcançar uma maior produtividade. Já avaliou o que pode ser melhorado no seu cômodo? Se ainda não sabe por onde começar, anote as dicas sobre como decorar um escritório em casa!

Dicas práticas para decorar o escritório da sua casa

A decoração do home office precisa estimular a produtividade, oferecer conforto, ser organizada e trazer inspiração para a rotina de trabalho. Livros, quadros, caixas organizadoras, luminárias e equipamentos ergonômicos, por exemplo, contribuem para deixar o espaço mais confortável e com cara de escritório.

Incluir objetos como porta-retratos e coleções que representam sua identidade, também deixarão o local ainda mais “amigável” e personalizado para sua permanência. Mas atenção! Nada de exageros! É preciso apostar em elementos para otimizar o seu trabalho e evitar distrações, que são as maiores inimigas de quem faz home office.

Aposte nas prateleiras

Já ouviu aquela máxima de que o menos é sempre mais? Siga essa instrução ao pé da letra para o seu escritório doméstico! Invista em um ambiente clean, com cores neutras, bem arejado e iluminado.

Se o cômodo escolhido ainda não tem um local para guardar livros, caixas organizadoras e arquivos, invista em prateleiras. Elas são superfuncionais, têm preço acessível e são ótimas para organização. Para deixar o espaço com características modernas, você pode optar por fixá-las de forma assimétrica na parede.

Invista em conforto

Embora você esteja em casa, o escritório é o local de trabalho em que passará uma boa parte da semana. Por isso, investir em equipamentos ergonômicos é essencial para que o home office fique confortável para preservar sua saúde e bem-estar, evitando qualquer tipo de incômodo, como dores nas costas, braços ou pescoço. Veja algumas dicas:

  • dê preferência a mesas de trabalho com até 75 centímetros de altura;
  • a cadeira também precisa ter braços e oferecer ajuste para o seu tamanho;
  • se, ao sentar, não conseguir colocar os pés no chão, adquira um apoio;
  • nunca fique com as pernas cruzadas ou sentado em cima de uma delas;
  • mantenha a boa postura o tempo todo;
  • O monitor precisa ficar na altura dos seus olhos;
  • se usa muito o mouse e o teclado, invista em suportes para punho.

Tenha a sua agenda à vista

Se você trabalha com prazos e precisa lembrar de diferentes compromissos ao longo das semanas, pode usar um quadro de cortiça ou quadro branco para criar uma agenda em uma das paredes do seu escritório em casa. Além de deixar as informações bastante visíveis, esses elementos dão um toque criativo e despojado ao ambiente.

Fique de olho nas cores

A escolha da cor também é um fator muito importante na hora de decorar seu home office. Se por um lado, adicionar tonalidades demais à decoração pode causar cansaço visual, por outro, trabalhar em um ambiente sem cor pode gerar desânimo, principalmente se tudo for branco ou em tons amadeirados.

Vale a pena pensar em tons que estimulem a criatividade ou tragam boas sensações, como o azul, verde ou laranja. Uma mesa de trabalho e outros móveis brancos combinam muito bem com essas cores, que refletem tranquilidade e um sentimento agradável.

Se você não quiser pintar as paredes, uma sugestão criativa é investir em itens de papelaria para dar um toque colorido ao seu home office. Você pode, por exemplo, usar notas autoadesivas de diferentes cores para criar diversas formas e desenhos na parede.

Gostou das dicas sobre como montar um escritório em casa? Confira mais artigos como esse aqui no blog da Tilibra Express!

Avalie este post

Deixe um comentário