3 Apps que Vão Ajudar Você a Ser Mais Organizado Durante o Trabalho

Você chega ao expediente, abre e-mail, atende o telefone, deixa aquele relatório pela metade, começa outra atividade e quando vê, não conseguiu finalizar nenhuma demanda, não é mesmo? Atente-se! Talvez essa sensação de que as horas do dia foram poucas para concluir tudo o que precisava fazer seja resultado de uma má gestão da sua rotina e de uma necessidade por ser mais organizado.

Sabemos que não é fácil administrar tudo de uma só vez, mas essa é a realidade do mercado e você precisa adaptar-se! Para isso, é essencial se organizar, focar no trabalho que realmente precisa ser encerrado naquele momento e saber definir o que pode ficar para amanhã.

Use a tecnologia como sua aliada para fazer esse filtro! Existem apps que podem te ajudar a ser mais organizado e produtivo no ambiente corporativo. Veja nossas dicas e comece o quanto antes a utilizar essas ferramentas a seu favor para agilizar processos e coordená-los da melhor forma possível!

Quais as vantagens em ser mais organizado?

A organização deixará você mais produtivo, com foco no que realmente é importante e, consequentemente, elevará seus resultados. Além disso, também impulsiona sua equipe, contribuindo para o aumento da performance do trabalho.

Em paralelo aos benefícios profissionais, você também passa a ter uma rotina mais leve, já que com suas atividades bem gerenciadas, o peso do atraso e da sobrecarga vai diminuindo aos poucos, até que tenha domínio completo sobre todas as tarefas.

Como conseguir se organizar de forma prática?

A maior dica para ser um verdadeiro administrador das suas tarefas é fazê-las trabalhar para você, não o contrário. Caso esteja se questionando se isso é realmente possível, vamos provar que sim, basta utilizar os recursos que têm à sua disposição, de forma estratégica, para ser mais organizado.

Nesse caso, poderá contar com seus materiais de apoio preferidos — agendas, planners, cadernos, bloquinhos, quadros, etc — e até mesmo com aplicativos para seu smartphone. Afinal, se você tem um eletrônico na palma da sua mão, por que não contar com ele para ajudar a gerenciar suas tarefas e organizar seus dias?

Selecionamos os três melhores que poderão complementar sua rotina ao lado dos seus produtos para escritório e papelaria:

1. Aplicativos da técnica Pomodoro

Tempo é o seu material mais precioso, já que não pode ser recuperado depois de gasto. Dessa forma, sua primeira preocupação com a organização deve ser com as horas de produtividade.

O italiano Francesco Cirillo desenvolveu a técnica Pomodoro, em 1980, que baseia-se no trabalho intervalado. Funciona da seguinte maneira: você cumpre com suas atividades durante 25 minutos, de forma 100% focada e, depois do período estabelecido, pode desfrutar de um pequeno intervalo de cinco minutos.

Esse ciclo foi testado e divulgado depois que Cirillo averiguou sua eficácia, em 1980. Com o sucesso que obteve, diversos desenvolvedores criaram aplicativos baseados na técnica. Você pode escolher, por exemplo, entre as opções Tomato Time, Pomodoro Time ou Focus Keeper para gerenciar suas tarefas.

A utilidade e benefício do app está na forma como facilita a contagem e indica os intervalos de todas as tarefas. O que acha de testar?

2. Google Calendar

O Google Calendar faz a integração com seu e-mail e envia alertas e lembretes para ajudar você a ser mais organizado no trabalho e na vida pessoal.

Quando precisar fazer uma viagem profissional, por exemplo, com sua permissão, registrará seu voo no calendário, avisará quando deve fazer check-in e até mesmo o horário que precisa sair de casa para não se atrasar. Isso vale para outras atividades que quiser marcar no app.

3. Newton Mail

Se você já precisou utilizar mais de uma conta de e-mail, certamente passou pela situação desagradável de ter que fazer login em um, depois em outro e não lembrar em qual das contas está aquela mensagem específica importante que precisa no momento.

O Newton Mail é um app que integra suas contas, mesmo que sejam de provedores diferentes — como Gmail e Outlook, por exemplo — e facilita seu dia a dia. Caso esteja a caminho de uma reunião e se lembrar de que precisa resgatar algum documento on-line, este aplicativo vai ser seu grande aliado em termos de praticidade e organização.

Comece o quanto antes a mudar seus hábitos e conte com o blog da Tilibra para mais dicas como essas.

Avalie este post

Deixe um comentário