6 Dicas Essenciais Para Melhorar A Qualidade Do Ar Da Sua Casa

Conheça as principais formas de garantir um ambiente mais saudável

Fungos, bactérias e vírus fazem parte do cotidiano e estão alojados nos mais diferentes ambientes, seja em lugares com grande aglomeração, escritórios e até mesmo em casa. Esses micro-organismos, invisíveis aos olhos, podem causar alguns sintomas como dores de cabeça, queimação no nariz e garganta, fadiga, coceira na pele e são capazes de acarretar aumento de alergias, problemas respiratórios e doenças infecciosas.

Por isso, uma boa etiqueta de higiene, tanto pessoal como dos ambientes, contribui para diminuir esses riscos à saúde. Veja o que é possível fazer para melhorar a qualidade do ar que você respira.

Faça a escolha certa

A limpeza é uma das atitudes efetivas para diminuir os problemas citados acima. Certo, mas essa informação é bem básica e você já faz isso periodicamente em casa, não é verdade? Calma, leia mais um pouquinho!

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a qualidade do ar doméstico pode ser até cinco vezes mais poluída que no ambiente externo. Dentre os principais fatores está a exposição da casa a diversos compostos químicos encontrados em produtos do dia a dia, como nos de limpeza.

Você costuma ler as informações dos rótulos antes da compra? Faça isso! Especialistas em meio ambiente afirmam que o ideal é escolher produtos neutros, sem fragrâncias sintéticas e livres de agentes tóxicos.

Hora da faxina

Além do piso, paredes e móveis, atente-se à higienização dos batentes e maçanetas de portas, interruptores de energia e controles remotos, utilizados o tempo todo pela sua família. Um pano ou papel com álcool são os mais indicados para fazer essa limpeza.

As janelas também devem receber atenção, principalmente por serem locais de circulação de ar. Cortinas, tapetes, almofadas e estofados são outros itens que não podem ser esquecidos. Use o aspirador para remover o acúmulo de partículas de pó desses tecidos, que, quando sujos, tornam-se moradia de fungos e bactérias que podem facilitar sinusite, rinite e outros tipos de alergias.

Troque a roupa de cama com frequência

Colchões e travesseiros são os lugares favoritos de ácaros. De acordo com pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), estudos apontam concentração de até 40 mil ácaros por grama de poeira apenas no colchão.

Para minimizar a proliferação desses micro-organismos, o recomendado é manter a casa sempre arejada, iluminada e evitar fazer refeições no quarto. Outra ação importante é trocar, uma vez por semana, as roupas de cama.

Libere a brisa para melhorar a qualidade do ar

É possível perceber quando há algo errado com a qualidade do ar, não é verdade? O cheiro do ambiente fica mais forte, dá uma sensação de abafamento e o corpo começa a dar sinais de que está incomodado com aquilo, geralmente, com alertas de espirros. Já se sentiu assim?

Lugares sem circulação de ar são mais propensos ao contágio de doenças. Por isso, sempre que o tempo estiver bom, abra janelas e portas para permitir a troca de ar.

Se você tem ar-condicionado em casa, não esqueça de lavar os filtros, periodicamente, com água e sabão. As pás de ventiladores também precisam estar limpas, caso contrário, circularão apenas pó.

Invista na natureza

Folhagens e flores deixam a casa mais aconchegante e ainda são capazes de filtrar toxinas do ar. Pesquisas internacionais relatam que espécies como hera inglesa, lírio da paz, espada de São Jorge, babosa, crisântemo, palmeira ráfia e samambaia de Boston trazem esses benefícios para os ambientes domésticos. E mais, as plantas também contribuem para a diminuição do estresse, causam bem-estar e podem até auxiliar na produtividade.

Purificadores de ar

Ajudam a melhorar a qualidade do ar, principalmente em locais fechados ou com pouca ventilação. São excelentes para pessoas que sofrem com alergias, rinites e doenças respiratórias.

Os purificadores de ar da marca TruSens, por exemplo, são desenvolvidos com a mais alta tecnologia de purificação, com sistema para remover partículas inaláveis, auxiliando no combate a vírus, fungos, bactérias, odores e outros tipos de micropartículas indesejáveis.

Os equipamentos têm motores poderosos e silenciosos, produzidos com exclusiva tecnologia de fluxo de ar, sensor remoto e filtragem excepcional, garantindo a melhor performance do mercado em entrega de ar limpo. Quer mais informações sobre os purificadores de ar Trusens? Acesse nosso site.

Avalie este post

Deixe um comentário