3 Formas de Melhorar o Clima Organizacional da Sua Empresa

Um colaborador passa em média, oito horas de seu dia no trabalho. Para que esse seja um período produtivo e estimulante, é importante contar com um clima organizacional agradável e positivo.

Um ambiente de trabalho que proporciona ações motivacionais aos seus colaboradores contribui para o aumento da criatividade e produtividade e, consequentemente, gera mais conquistas para a organização. Confira neste artigo como você pode melhorar o clima em sua empresa!

Afinal, o que é clima organizacional?

De modo geral, o clima organizacional de uma empresa é a maneira como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho. Ele está diretamente ligado ao modo como os funcionários interagem com suas equipes, seus clientes e também com elementos fora da organização.

O clima organizacional pode ser de satisfação ou insatisfação. Por isso, este conceito engloba questões como a valorização do trabalho, motivação, remuneração e até mesmo a maneira como os colaboradores enxergam seus líderes.

Abaixo, separamos algumas dicas para você trabalhar de forma mais assertiva em sua empresa. Veja:

1. Invista na cultura da empresa e divulgue-a internamente

A cultura da empresa envolve, principalmente, os valores compartilhados entre organização e colaboradores. É ela que define o teor das relações internas da organização e fortalece sua identidade perante os colaboradores e o mercado.

Alguns tópicos que fazem parte da cultura de uma empresa são:

  • hábitos;
  • relações interpessoais;
  • tradições;
  • crenças.

Ao dar clareza sobre a cultura, é possível motivar e engajar colaboradores, fazendo com que eles se identifiquem e entendam o seu propósito dentro da organização. Quando passam a compartilhar os objetivos e se sentem parte fundamental da equipe, fica mais natural “vestirem a camisa da empresa”.

Ter uma cultura clara também permite identificar quais são os profissionais que não se encaixam no perfil esperado. Isso é essencial tanto em um momento de contratação como para realizar um desligamento correto e saudável.

2. Faça uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta para medir a maneira como os funcionários enxergam a empresa e quais são os pontos de atenção dentro de uma organização. Você pode executá-la em seis etapas:

  1. Determine o objetivo com a pesquisa;
  2. Desenvolva um questionário com base nesse objetivo;
  3. Informe os colaboradores e dê clareza sobre a importância do questionário;
  4. Aplique a pesquisa — utilizando um software próprio ou até mesmo um formulário on-line;
  5. Analise os dados coletados;
  6. Planeje as mudanças necessárias.

A pesquisa de clima organizacional pode ser feita anualmente. Para que seja efetiva, é importante que os profissionais entendam o seu propósito e vejam ações de melhoria acontecerem após a sua aplicação.

Se aplicada de maneira correta, ela influencia no desenvolvimento da equipe, na melhoria da comunicação e no aumento da motivação dos colaboradores.

3. Promova ações internas de incentivo

Uma das maneiras de melhorar o clima organizacional e proporcionar motivação, individual e coletiva, é traçando um plano de incentivo com metas viáveis e recompensas pré-estabelecidas.

Porém, é importante que você, como gestor, esteja por perto, sempre revisando e dando conselhos para que o crescimento profissional seja real, eficiente e dinâmico. Isso é essencial também para não desestimular o colaborador, seja por falta de reconhecimento ou para evitar que ele se sinta estagnado.

Encontre mais artigos sobre organização empresarial aqui, no blog da Tilibra Express!

Avalie este post

Deixe um comentário